Estância Jesuítica

  • Publicado em: 12/11/2018 às 11:21   |   Imprimir

No rincão do mesmo nome, ao longe pode ser visto o imponente Sobrado, prédio erguido em data não conhecida e que possui mais de 150 anos, abrigando em seu interior, a imagem de uma santa - Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ou a Santa do Sobrado.

Entalhada em madeira de cedro, a imagem possui em torno de 80 cm de altura, temcaracterísticas barrocas e está colocada na parte superior do sobrado. De acordo com algumaspessoas, a origem desta imagem provém de acervo da redução de São Miguel, mas comochegou naquele lugar, ninguém sabe, sendo que a mesma já existia quando João da CostaFurtado adquiriu esta propriedade e construiu o sobrado, possivelmente no ano de 1840.

Conta a história, que neste local já havia resquícios de uma morada muito antiga, possivelmente um posto jesuítico ou aldeamento indígena. No mesmo local ocorreu a construção de um galpão que alguns o chamam de senzala, outros afirmam que era um galpão onde escravos que fugiam de seus donos, procuravam abrigo, pois conta a lenda que o proprietário da época era contrário à escravidão, tratando os negros com certa dignidade. Este galpão está localizado junto a Estância Jesuítica.

Conforme relatos de pessoas mais antigas, a esposa do segundo proprietário cujo nome também era João da Costa Furtado, dona Iveta Ferreira Furtado, por um bom tempo escondeu a santinha, pois haviam boatos de que alguém procurava resgatar a imagem e devolvê-la ao pretenso local de origem. Segundo o relato de alguns moradores mais antigos, a construção inicial não era rebocada, pois naquele tempo não havia cimento pelas proximidades. Sua construção era de tijolos a vista o que emprestava uma aparência diferente aos padrões da época.

Roberto Furtado Duarte, bisneto do antigo proprietário, conta que certa feita chegou no sobrado, com a finalidade de visitá-lo, uma senhora de nome Eva, que foi antiga moradora daquela região. Dona Eva, já com mais de 90 anos, contou que antigamente as moças que moravam em propriedades próximas, realizavam visitas a nossa Senhora da Conceição, ondefaziam promessas para engravidar, conseguir casamento, entre outras. Nessas visitas, no altar da santinha, colocavam fitas coloridas, deixavam véus, roupas de criança e outros objetos, além de acender velas para que Nossa Senhora da Imaculada Conceição intercedesse e atendesse seus pedidos. Numa feita, após a visita de algumas moradoras, ocorreu um princípio de incêndio causado pelas velas acesas deixadas no altar. Nesse dia os homens estavam no campo e na casa, algumas mulheres, entre elas, a mãe de uma das escravas.

Quando perceberam o fogo, uma das mulheres foi ao campo chamar os homens e as demaispermaneceram tentando apagar as chamas. O incêndio ocorreu na parte superior do sobrado, onde para chegar era necessário subir uma escada de madeira. A água foi retirada de um poço que ficava junto ao prédio. Quando os homens chegaram as chamas já estavam controladas. No entanto, o altar onde estava nossa Senhora da Imaculada Conceição foi totalmente destruído e para espanto de todos, a imagem, que era de madeira, nada sofreu. Este fato gerou algumas especulações a respeito da santa e talvez por este motivo, a devoção aumentou, fazendo que mais pessoas passassem a visita-la. Durante algum tempo, devotos iniciaram um movimento para realizar uma romaria em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A última vez que isto aconteceu foi em 2003. Agora, algumas pessoas preparam-se para dar continuidade a este gesto de reconhecimento e fé. No dia 8 de Dezembro é realizada uma romaria para visitar Nossa Senhora da Conceição - a Santa do Sobrado.

Fonte: bossorocars.blogspot.com.br

 


Anexos