Cantor, Compositor e Guitarreiro Noel Guarany

• Publicado em: 07/03/2019 às 08:25   |   Imprimir

Noel Fabrício da Silva, popularmente conhecido como Noel Guarany, morava em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. Na adolescência aprendeu, de maneira autodidata, a língua guarani, bem como a compor, tocar e cantar.

Percorreu diversos países latino-americanos, onde colheu diversos ensinamentos que utilizou como subsídio para criação de suas músicas em sua futura carreira. Inclusive apresentou alguns programas radiofônicos em várias cidades gaúchas.

Depois de tantos trabalhos, Noel retira-se definitivamente dos palcos, em 1985.

Nos próximos 10 anos, o grande gaúcho, cada vez mais debilitado por uma doença degenerativa, permaneceu recolhido em seu sítio na localidade de Vila Santos, no município de Santa Maria.

Morreu na Casa de Saúde de Santa Maria, tendo sido sepultado em Bossoroca, fazendo referência sempre em suas canções. Local em que se encontra o Mausoléu, sendo feito com vários elementos que compõe a geografia e a história deste imortal interprete da música missioneira.

Em homenagem a esse grande cantor, compositor e guitarreiro, foi realizado um projeto pela Confraria do Icamaquã, para construção de sua estátua, ficando como ponto turístico da Buena Terra Missioneira, já que Noel Guarany levou aos quatro cantos do Rio Grande do Sul, a garra Bossoquense, cantando com galhardia.

Também, junto ao hall de entrada da Prefeitura Municipal de Bossoroca, está guardado um importante conjunto de objetos deste artista missioneiro, constituído por roupas, instrumentos musicais (violão e gaita), rascunhos de letras, discos e fotos, além de alguns trabalhos que foram vetados pela Censura Federal da época, conhecido por Acervo de Noel Guarany.