CONFIRA COMO SERÁ REALIZADA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA NO MUNICÍPIO DE BOSSOROCA

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 21/03/2020 às 19:36   |   Imprimir

A partir do dia 23 de março iniciará a Campanha de Vacinação contra a Influenza, o município de Bossoroca possui 1.100 idosos, os quais terão prioridade na vacinação. Que ocorrerá nos 3 (três) ESFs do município, das 08h às 12h e das 13h 30min às 17h.

A CAMPANHA DE VACINAÇÃO SERÁ REALIZADA EM TRÊS ETAPAS:

1ª ETAPA:

Do dia 23 de março a 15 de abril:

Idosos acima de 60 anos, nessa faixa etária, dado ao momento que estamos vivenciando, SOLICITAMOS que compareçam nas unidades de saúde, nesse primeiro momento, PREFERENCIALMENTE os mais idosos. Tranquilizamos que não faltarão doses.
Nesse período também serão vacinados os trabalhadores da área da saúde.

2ª ETAPA:

A partir de 16 de abril entendendo-se até 08 de maio:

Grupo de Professores e doentes crônicos (esses já são de conhecimento dos ESFs através dos Agentes Comunitários de Saúde). os pacientes com receitas médicas que comprovem a necessidade.

3ª ETAPA:

Do dia 10 de maio até 22 de maio:

Gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças maiores de 06 meses a menores de 06 anos e resíduos dos demais grupos (idosos, professores, etc.).

INTERIOR DO MUNICÍPIO DE BOSSOROCA:

A partir da segunda ou terceira semana as equipes estarão vacinando nas comunidades do interior.

Tranquilizamos que não faltarão doses a esses grupos preconizados. E pedimos a colaboração de todos, considerando o Coronavirus (COVID-19), e que o grupo de idosos é o que oferece maior risco e exigência de cuidados maiores.

Também pedimos que esse público alvo que reside no interior NÃO venham até a cidade, AGUARDEM na sua localidade.
Nossa principal preocupação é com o fluxo para evitar aglomerações, dessa forma a equipe pensou assim:

No ESF1 - Bairro Gaúcha, estarão duas vacinadoras, uma em cada sala, entrarão duas pessoas por vez, os demais, enquanto aguardam, serão auxiliados pelos colegas de outras secretarias que estarão organizando o fluxo, distribuindo a demanda acomodando-os no Bom Viver de forma bem distribuída. E, caso necessário, no espaço da EMEI Sonho Meu (Creche);

No ESF2 - Receberão a vacina ao ar livre, com os cuidados e precauções necessários;

No ESF3 - As vacinas serão na própria unidade, igualmente com todos os cuidados pertinentes ao momento.
Tudo dependerá do fluxo. Tranquilizamos a todos que não faltarão doses e PEDIMOS que a população do interior fique na sua casa. Aguardando a sua vez.

Ressaltamos que nas comunidades onde não existir a cobertura de Agente Comunitário de Saúde, os idosos também serão visitados pelas equipes.

Aproveitamos para enfatizar sobre a importância dessa vacina, pois a vacinação contra a gripe tem o objetivo de proteger toda a população contra as formas graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza.