SMEC promoveu formação aos professores da Educação Infantil

Professores, gestores, estagiários e atendentes da área de Educação Infantil de Bossoroca participaram na segunda-feira (29) no Auditório João Luiz Bandeira de uma formação na área de Psicomotricidade visando a implantação de assessoramento na área da linguagem do movimento a partir de práticas educativas no espaço-ambiente da educação infantil. A frente do assessoramento estava o professor Francisco Cardinal com formação especificamente voltada para as especificidades da Psicomotricidade/Movimento para alunos na faixa etária de 0 a 5 anos, também mencionou artes, musicalidade e formas de expressão. A abertura oficial do evento contou com a presença do Prefeito José Moacir Fabrício Dutra, do Secretário Municipal de Educação Everton Boteselle Dutra, das Coordenadoras da SMEC e nutricionista.
 
A psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece a interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo. Entre os princípios e metas da psicomotricidade infantil está a motivação da capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior. A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, também tem como meta ampliar e valorizar a identidade própria e a autoestima dentro da pluralidade grupal.
 
Não conseguimos mensurar, de imediato, os efeitos desse investimento mas acredito que “através da ludicidade (prática de inserir brinquedos/jogos nas atividades para estimular o conhecimento) o aprendizado ocorre de maneira mais eficiente e eficaz”, frisou Tania Regina Ferreira Marques. A formação atingiu a meta 1 e suas estratégias previstas no PME e servirá para uma reorientação da prática pedagógica dos professores da rede municipal de ensino.