Relato das atividades desenvolvidas no “Dia D” sobre a BNCC

  • Relato das atividades desenvolvidas no “Dia D” sobre a BNCC

    Assunto: Educação e Cultura  |   Publicado em: 17/04/2018 às 23:47   |   Imprimir

No mês de março a Escola Municipal de Ensino Fundamental Laerte Missioneiro Dutra, Escola Municipal de Ensino Fundamental Josefina Ferreira Aquino, Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Peixoto, Escola Municipal de Ensino Básico Guiomar Medeiros, APAE Bossoroca, EMEI Sonho Meu, realizaram o “Dia D” do Estudo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que traz à tona alguns questionamentos sobre a educação. Após a leitura e a discussão do documento os grupos chegaram a seguinte conclusões.

 

Escola Municipal de Ensino Básico Guiomar Medeiros

Que cidadãos queremos formar na escola?

Queremos formar cidadãos consciente, atuante, ético, construtor do próprio processo educativo, sendo capaz de transformar a realidade em que vivemos. Também queremos cidadãos críticos dos quais seja atentos a tudo o que acontece, sabendo o que certo e errado, que participa e promova a igualdade entre todos.

Já em relação às competências, acreditamos que através delas teremos cidadãos éticos, políticos, atuantes de uma sociedade democrática, que buscam uma qualificação para o trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e inclusiva, onde o cidadão terá aguçado a sua curiosidade intelectual, desenvolvendo melhor as habilidades que possui e assim adquirindo outras habilidades.

Como gostaríamos que fossem as pessoas de seu município daqui a 20 anos?

Que saibam o que é valores, para assumir cargos, exercendo a ética e a democracia para que haja uma transformação na sociedade em que vivemos.

O que deve ser proporcionado hoje às crianças e jovens para que cheguem a ser esses cidadãos que queremos?

Escolas de boa qualidade, com infraestrutura e recursos humanos, e que os docentes sejam melhores valorizados.

Como a BNCC, no contexto da escola, pode ajudar na formação dos cidadãos e da sociedade que queremos?

Igualdade entre as escolas públicas e privada, oportunizando a todos os alunos o ingresso a universidade. Que os pais de nossos alunos sejam mais participantes do processo ensino-aprendizagem, colaborando com os professores no trabalho das competências, para que possamos formar cidadãos atuantes e construtores de seu próprio saber.

O que pensamos antes da BNCC... que era diferenciada.

O que pensamos agora sobre a BNCC... que é para ser unificada em todos os programas educativos e na oportunização de melhores qualificações para ingresso a universidade, bem como no mercado de trabalho. E é uma forma de haver uma reformulação e adequação dos conceitos trabalhados que serão cobrados no ENEM.

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Josefina Ferreira Aquino

- O estudo da BNCC serviu de referência para a elaboração dos currículos escolares em todo o sistema educacional do país, no qual está sendo proposta uma ampla revisão e reformulação do Plano Político Pedagógico da escola, nos Planos de Ensino e na forma de conduzir o processo ensino-aprendizagem, onde esses enfoques se complementam mutuamente.

A BNCC em sua essência pretende promover o desenvolvimento integral do aluno, nos aspectos: afetivo, cognitivo e psicomotor desde a educação infantil até a conclusão do Ensino Fundamental. A BNCC propicia para que a educação seja transformadora que respeite e leve em consideração a adversidade.

A BNCC revoluciona o sistema educacional do país, enquanto propicia uma ampla discussão com a comunidade escolar, exigindo a participação efetiva da comunidade do currículo escolar, evidenciando um sistema de aprendizagem e avaliação coerente com seus princípios.

Promove a vivencia da descoberta, investigação e da experimentação.

As 10 competências gerais da BNCC é que irão nortear todo o processo educativo, em todas as áreas do conhecimento e também as habilidades.

O grupo de estudos entende que para existir uma educação de qualidade as atividades constituídas deverão dar suporte básico à escola, promovendo efetiva colaboração de outros profissionais, tais como, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros, participando de atividades educativas com os alunos.

O grupo entende que os educadores deverão ter mais formação continuada, cursos e similares que os qualifique; os professores deverão ter mais tempo disponível para planejar suas tarefas e estudos.

O grupo constatou que deverá haver material didático-pedagógico, recursos físicos, materiais e principalmente recursos humanos adequados, de acordo com a tipologia da escola e que a escola trabalhe com seus alunos temas transversais, tais como: educação sexual, drogas, gravidez na adolescência, diversidade e tantos outros.

O grupo entende que os estudos da BNCC não podem parar por aí, mas deve haver continuidade e que envolva toda a comunidade escolar, inclusive com a colaboração de palestrantes que tenham conhecimento do assunto.

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Peixoto

Considerando a primeira questão gostaríamos que as pessoas fossem conscientes de seus direitos e deveres, éticos, honestos e críticos, respeitando-se uns aos outros, bem como o ambiente em que vivem e valorizando a educação.

Em relação ao segundo questionamento precisamos proporcionar uma educação de qualidade, numa parceria responsável entre família, escola e órgãos competentes, onde cada um desempenha suas atribuições.

Quanto a terceira questão pode-se dizer que é indispensável promover a equidade na educação, colocar em prática o PPP, assim como envolver os pais e trazer temas interessantes para os alunos.

Nesse sentido concluímos que devíamos retomar continuamente o PPP da escola e estar atento a BNCC, uma vez que ela norteia o sistema Educacional.

 

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Laerte Missioneiro Dutra, APAE Bossoroca, EMEI Sonho Meu

Que cidadãos queremos formar na escola?

Queremos formar cidadãos críticos, construtivos, éticos, reflexivos, responsáveis perante a sociedade e conscientes de seus deveres e direitos, de modo a construir um mundo melhor.

Já em relação às competências, pensa-se que é possível por meio destas formar cidadãos melhores, que agem e interagem em seus meio, promovendo a construção da sociedade de forma consciente.

No contexto da escola poderemos desenvolver projetos que visem a formação do sujeito, com a participação da família e da comunidade escolar. As informações devem ser partilhadas em reuniões pedagógicas, com planejamentos de estudos, assim com a base nacional comum acrescentamos conhecimentos e uma nova perspectiva de formação da aprendizagem.

Além do debate deve ser incorporado a discussão leituras complementares, cursos de formação e planejamento coletivo.

Como gostaríamos que fossem as pessoas de seu município daqui a 20 anos?

Que nossos alunos possam ter uma formação adequada e possam estar inseridos no mercado de trabalho.

O que deve ser proporcionado hoje às crianças e jovens para que cheguem a ser esses cidadãos que queremos?

Escolas de boa qualidade, com professores qualificados e valorizados. Uma educação de qualidade, com recursos humanos e materiais.

Como a BNCC, no contexto da escola, pode ajudar na formação dos cidadãos e da sociedade que queremos?

Por meio da Base, percebemos uma nova perspectiva de ensino, de qualidade e valorização do sujeito como um todo, apostando em suas competências e habilidades.

O que pensamos antes da BNCC... que era diferenciada.

A Base é o que norteia a formação do sujeito, por isso é preciso uma consonância para que possamos aprender com igualdade.

Concluímos que ainda existem muitas angustias por parte dos professores frente a situação atual, estes buscam formação constante, além da educação é preciso saber lidar com questões familiares, ausência, apoio em fim, é preciso entender as novas estruturas familiares e fortalecer os valores entre os seres humanos, precisamos adquirir uma nova estrutura pedagógica, voltada a formação de conteúdos significativos, voltados a realidade e a formação das competências relacionados com  a significação da aprendizagem. Precisa-se também de suporte e apoio ao professor para que a educação aconteça realmente.