Rede municipal de educação retoma aulas presenciais na segunda (10) em Bossoroca

• Conforme o Governo Estadual, o retorno não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes.

Assunto: Educação e Cultura  |   Publicado em: 07/05/2021 às 09:28   |   Imprimir

Com a publicação do decreto estadual nº 55.856/2021, no dia 27 de abril de 2021, ocorreram mudanças no Modelo de Distanciamento Controlado, com todo o Rio Grande do Sul passando para a bandeira vermelha. Com a alteração, está permitida a retomada do ensino presencial. Conforme o Governo Estadual, o retorno não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes.

As aulas presenciais da rede municipal de educação em Bossoroca, serão retomadas na próxima segunda-feira (10/05), com retorno não obrigatório dos alunos. Em decorrência da pandemia de Covid-19 e do decreto municipal de calamidade pública, as aulas presenciais nas escolas municipais foram suspensas em março de 2020.

Para a retomada segura, as escolas criaram o Plano de Contingência aprovado pelo COE Municipal(Centro de Operações Emergenciais) e, a partir daí, o grupo elaborou o Protocolo Sanitário de Retorno das Atividades Presenciais dos Estabelecimentos da Rede de Educação Básica do Município.

As escolas poderão estabelecer os sistemas de ensino não presencial e presencial, atendendo às demandas dos responsáveis pelos alunos, que terão a possibilidade de optar por um dos formatos de ensino. As escolas serão monitoradas e fiscalizadas pela Vigilância Sanitária do município.

Os pais ou responsáveis irão assinar um Termo de Responsabilidade e nele irão optar pelo ensino presencial ou não presencial. A Secretaria de Educação salienta que, se pai quiser mudar, como por exemplo, se escolheu forma não presencial de ensino e passar presencial, poderá voltar a escola e mudar momento que quiser.
As escolas que não comportar a turma na sala de aula, será feito com 50% dos alunos uma semana e outros 50% dos alunos noutra semana, a fim, de evitar aglomeração no espaço.

Em cumprimento ao Protocolo Sanitário de Retorno das Atividades Presenciais dos Estabelecimentos da Rede de Educação Básica do Município, as unidades escolares receberão seus grupos de alunos e profissionais com disponibilidade de EPI’s e insumos de segurança, como dispensers de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em maior quantidade para higienização das mãos e máscaras.

“Estamos trabalhando muito para que esse retorno às aulas presenciais seja feito de forma segura e responsável para nossos alunos e professores. Da mesma forma que, ao longo de todos esses meses de pandemia, permanecemos atentos às necessidades de nossos alunos e seus familiares”, comenta o Secretário de Educação e Cultura Everton Boteselle Dutra.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bossoroca.