Reunião devolutiva de resultados do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Bossoroca

Na manhã  desta quarta-feira, dia 28 de novembro, aconteceu no Auditório João Luiz Bandeira a reunião devolutiva de resultados do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Bossoroca com a presença da Sra. Jeanette Lontra, Diretora-Presidente do Badesul, Antonio Ernani Martins Lima, Assessor Técnico, e Christian Spessato, Assessor de Comunicação. Na ocasião, foram apresentados os principais pontos positivos e negativos descritos pelos presentes na primeira reunião, ocorrida no dia 16 de outubro, e as possibilidades que o município possui para crescer e se desenvolver de acordo com as necessidades expostas pela própria população em cada eixo temático. Foram expostos vários anseios que a população e o poder público possuem a respeito destes assuntos, como a pavimentação das ruas e das estradas vicinais,  atraso de recursos estaduais/federais para a saúde, êxodo rural e urbano, baixa visão empreendedora e pouco incentivo ao empreendedorismo, o desemprego, a falta de segurança pública, a falta de recursos públicos para os mais diversos fins, etc. Também foram relatados vários pontos positivos, como o sistema de produção agropecuário estruturado, pontos turísticos, riqueza de acervo e patrimônio, bom índice do IDESE  e professores qualificados, 100% de cobertura pelas equipes de estratégia de saúde da família (ESF), existência de cooperativas, entre outros.

Entre as visões de futuro, no eixo do desenvolvimento econômico, o principal foco foi tornar o município destaque regional na economia, através da pecuária, industrialização e do turismo cultural. Na educação, a meta é manter e ainda elevar o Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), para melhorar cada vez mais a qualidade da educação. Na área da saúde, foi exposto o desejo de transformar Bossoroca em referência em cultura de prevenção à saúde. No eixo da infraestrutura e gestão pública, anseia-se por oferecer um modelo em infraestrutura básica e mobilidade urbana. Por fim, os representantes do Badesul sugeriram outras ações que podem ser feitas de acordo com o exposto.

A Prefeitura Municipal e a comunidade agradecem a atenção e disponibilidade dos membros da instituição em trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento do município de Bossoroca.