Seminário de Cultura e turismo promovido pelo caminho das origens e Famurs

No dia 16 de maio, no auditório da Câmara de Vereadores de Santiago, foi realizado um evento regional sobre "Governança Cultura e Turismo: Desafio dos Gaúchos".  Estavam presentes prefeitos, vice-prefeitos, gestores do turismo e representantes dos municípios que fazem parte do Consórcio Caminhos das Origens, que é presidida pelo prefeito de Bossoroca José Moacir Fabrício Dutra, onde os  municípios de Mata, Santiago, Capão do Cipó, Bossoroca, São Miguel, Itacurubi, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Jaguari, fazem parte do Consórcio.

A abertura oficial aconteceu com o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o secretário estadual de Cultura, Turismo e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva, o presidente da AM-Centro, Tiago Gorski Lacerda, o presidente do Consório Caminho das Origens, José Moacir Dutra e o presidente do Corede Heitor Leal Neto. Logo após foi realizada apresentação do projeto "Rota Turística Vale do Jaguari", políticas públicas e financiamento do turismo, pelo programa Pró-Turismo RS e Produtor +Turismo-Setel.

O ex-prefeito de Gramado Nestor Tissot realizou a Palestra "Gramado: um case de sucesso”, em seguida a apresentação do projeto "Mundo Gaúcho", da Famurs/CNM. A palestra "Conselho Municipal do Turismo: instância de governança indispensável para o desenvolvimento local, teve início pela parte da manhã e foi finalizada na parte da tarde, o encerramento ficou a cargo das belíssimas apresentações do Grupo Resgatando Noel do Município de Bossoroca. Que será transmitida na nos canais de TV SBT e Globosat.